sábado, 28 de abril de 2007

Dia da Caatinga

Hoje, 28 de abril, é comemorado o dia da Caatinga.

Pois bem, que tal falarmos um pouquinho então da Caatinga? Acho uma excelente idéia!

A Caatinga é o único bioma endêmico do Brasil, e só isso já seria um grande motivo para o conservarmos.

Por muito tempo a caatinga era vista como pobre em biodiversidade, lembrada pela imagem de um cenário seco e degradante, pouco representativo para o país.

A caatinga ocupa grande parte de todos os estados do Nordeste brasileiro e de Minas Gerais, com uma área total de 750.00 km², dos quais apenas 0,65% da área deste bioma encontra-se protegido por unidades de conservação.

A palavra caatinga significa do Tupi-Guarani "mata branca", devido ao seu aspecto seco. Mas basta uma chuvinha pra toda aquela caatinga ficar verdinha. Como diz um professor meu: "olhe, aqui é bem seco, mas tá verdinho porque choveu".

A vegetação da caatinga dá um verdadeiro show de adaptação e sobrevivência, adaptando suas floras para suportar a pouca quantidade de água e as elevadas temperaturas, sendo conhecidas como "xerófitas".

Algumas das Unidades de Conservação mais conhecidas do Sertão Nordestino são O Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional das Sete Cidades, ambos no Piauí, Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, Parque Nacional da Chapada Diamantina e a Estação Ecológica do Raso da Catarina, na Bahia.

Espera-se que sejam criadas muitas outras UCs e que também a caatinga passe a ser mais respeitada por seus habitantes, para que possamos assim tentar evitar desastres ecológicos como a desertificação, à qual a caatinga está tão susceptível.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... É importante lembrar que a caatinga não se resume apenas a "vidas severinas". Há uma riqueza muito grande nesse lugar!
Xêro!

Anônimo disse...

Ei, roubei as fotos, viu! Estão lindas... Xêro!

Jojô disse...

Pode roubar...
tem bronca naum...
bjao

disse...

eu respeito a Caatinga!

=)

Jojô disse...

oba... mais um pro time!

Maira disse...

Olá,
adorei seu blog!!!! Sou de SP e estou procurando pessoas do Brasil inteiro pra me ajudar a escrever um livro sobre o Brasil de verdade, algo nao comercial, mas sim real e o sertao tem que fazer parte disso. Entre no site http://projetolivrobrasil.wordpress.com/ do projeto pra entender melhor e se puder participar, vai ser ótimo. Abracos,Maira Engelmann