sábado, 16 de agosto de 2008

Monumento Natural Cânion do São Francisco

Aos poucos vem sendo reconhecida a importância de conservação da nossa Caatinga. Isso é comprovado pela criação de novas unidades de conservação pelos órgãos ambientais do país.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO está trabalhando para que seja criado o Monumento Natural Cânion do São Francisco até o final do ano.

A categoria de Unidades de Conservação "Monumento Natural" está enquadrada no grupo de "Unidades de Proteção Integral" e tem por objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.

Aqueles que conhecem o Cânion do Rio São Francisco, localizados nos lagos de Xingó, podem confirmar que os cânions são verdadeiras obras de artes esculpidas pela natureza.

A área proposta para a UC é de 30,5 mil hectares, localizados entre os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, onde domina a vegetação da Caatinga. Além da formação dos cânions de até 100 metros de altura, a UC protegerá a região do lago da Usina Hidrelétrica de Xingó e todos os recursos naturais neles existentes.

E por falar em criação de unidades de conservação, ainda estamos esperando a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha.


4 comentários:

disse...

mas qual a relação entre a caatinga e o canion?

=P

Jojô disse...

rs... o cânion fica na caatinga :)
Mas você tem razão, as pessoas não são obrigadas a saber disso... vou deixar mais claro! rsrs

disse...

=D

Obrigado Professora Jou!

Jojô disse...

Já dei uma pequena complementada... não tinha muito o que fazer :P
Bjos